“Como fazer a aluna entender sobre a importância do estudo da técnica?”
Em 10 anos de experiência ministrando aulas percebi que 80% do público alvo da dança do ventre, são mulheres que querem apenas “relaxar”, 10% amam a dança e não tem certeza do que querem e os outros 10% querem se profissionalizar. Esses 80% são mulheres de todas as idades, que procuram apenas ter um momento “só seu”, desejam através da dança melhorar a qualidade de vida e simplesmente dançar, muitas não gostam de academia e procuram a dança como outra alternativa.
Sempre esclareço para minhas alunas a importância de aprender certo, aprender com “técnica” independente do seu objetivo com a dança. Por que? Porque através da técnica correta o professor passa a informação do movimento levando em consideração toda a parte física e motora, a adequação do passo ao seu corpo, a consciência corporal evitando assim qualquer tipo de lesão. Através da técnica a aluna pode entender como o movimento inicia e como termina, porque deve fazer daquela maneira e não da outra. A professora deve saber do seu público alvo, para atender a necessidade de todas as suas alunas com a maneira de conduzir a aula. Por isso, independente da aluna, eu uso a mesma técnica e correção. Apenas me adapto com a forma da abordagem para o perfil da aluna.
“Uma técnica é um procedimento que tem como objectivo a obtenção de um determinado resultado, seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área.” *
Na época em que vivemos a informação é mais fácil e graças a bons profissionais atualmente a dança do ventre tem muita técnica eficaz, que vem se atualizando por profissionais da Educação Física e Fisioterapia entre outros. Já que temos tanta informação, porque existem ainda tantos locais e profissionais que ensinam de forma amadora, colocando em risco a saúde e o bem estar das alunas? Talvez essas profissionais não encarem essas aulas como uma profissão, esse pode ser um dos motivos dos profissionais não se atualizarem no mercado. (Mas esse seria outro tema…rsrsrs). O fato é que eu acredito que dentro da sala de aula lidamos com vidas! Além de toda a parte terapêutica e eu diria até psicológica pois criamos laços de amizades com as alunas, nós precisamos zelar pelo físico da mesma, uma vez que o movimento feito de forma incorreta pode piorar um problema físico ou até causar uma nova lesão.
Através da técnica podemos auxiliar nossa aluna a corrigir sua postura, melhorar seu alongamento e até emagrecer. Além de valorizar ainda mais nossa dança, tornando-a melhor executada. Pela minha experiência eu digo que Dança do Ventre não é fácil! Se você acha fácil, pode ser que falte algo em sua aula.
Matéria publicada na revista Shimmie no ano de 2015.
Leave a Reply